Galeria J. Inácio comemora 43 anos com exposição especial em Aracaju
A galeria já abrigou mais de 100 exposições anuais, incluindo lançamentos de livros e apresentações artísticas
Redação Portal A8SE
Nesta terça-feira (10), a Galeria J. Inácio, em Aracaju, celebrará seus 43 anos com a exposição "43 anos: Vamos Celebrar a Galeria", reunindo 28 artistas que marcaram a história desse importante espaço cultural sergipano.
A abertura, às 19h, contará com obras que refletem a diversidade do cenário artístico e uma apresentação musical de Ciranda Montez. A entrada é gratuita, e a exposição segue até 28 de fevereiro de 2025, no anexo à Biblioteca Pública Epiphânio Dória, bairro 13 de Julho.
A mostra destaca o legado da galeria como um centro de inovação cultural, apresentando obras de artistas renomados e emergentes. Nomes como Adauto Machado, Fábio Sampaio, Sueli Nielsen e Wagner Kuroiwa compõem o evento, celebrando as linguagens e estéticas que consolidaram a Galeria J. Inácio como referência artística ao longo das décadas.
Fundada em 1981, a galeria já abrigou mais de 100 exposições anuais, incluindo lançamentos de livros e apresentações artísticas. Após passar por revitalizações em 2015, segue como espaço moderno e acessível, consolidado no complexo Epiphânio Dória.
Ao longo de sua trajetória, enfrentou mudanças de local e períodos de reforma, mas manteve seu compromisso com a cultura e a arte, consolidando-se como um pilar cultural em Sergipe.
A galeria leva o nome de J. Inácio, artista natural de Arauá, conhecido por suas obras de inspiração regional e linguagem expressionista. Suas icônicas representações de bananeiras e paisagens sergipanas deixaram um legado imensurável para a arte local.
