Hemose inicia programa de coleta externa em Aracaju; saiba como doar
Redação do Portal A8SE e Agência Sergipe
Nesta quarta-feira (13), o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) iniciará o programa de coleta externa, no Centro de Ensino Grau Técnico, em Aracaju, das 8h às 16h.
Duas salas da instituição foram preparadas para que as pessoas possam fazer a sua doação. É importante lembrar que o trabalho segue o mesmo fluxo de atendimento, dividido em cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche do doador.
Requisitos para doar
Para ser um doador é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e comparecer ao serviço bem alimentado. Além disso, é preciso estar portando um documento de identificação com foto.
Vale ressaltar que, na noite anterior a doação, o cidadão deve evitar alimentos gordurosos e ter um repouso mínimo de seis horas, além de não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, e evitar fumar por pelo menos duas horas.
Solidariedade
O sangue coletado no Hemose atende uma média mensal de 2.400 pacientes que realizam procedimentos de saúde, que requerem a infusão do sangue - sendo que 99% desse público é assistido por hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
