A Secretaria da Saúde de Aracaju inicia, nesta segunda-feira (4), o novo esquema contra a poliomielite, com a vacina injetável. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a substituição do imunizante oral pelo injetável e a orientação foi de recolher a oral no final do mês de setembro, para iniciar o novo esquema agora em novembro.

O processo de mudança para o novo esquema vacinal da poliomielite substitui as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, como explica a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saude, Larissa Ribeiro.

O esquema vacinal será com a 1ª dose [2 meses de idade]; 2ª dose [4 meses]; 3ª dose [6 meses] e uma dose de reforço aos 15 meses de idade, não sendo mais necessário a aplicação aos 4 anos de idade, já que o esquema vacinal com quatro doses vai garantir proteção contra a pólio, e essa é a principal mudança.

A doença

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível.

O último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989. No ano de 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, e está há 34 anos sem casos da doença.

Fonte: SES/SE